sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma história sobre Simplicidade

simplicidadeHouve certa vez um negociante rico e astuto que tirou férias próximo a uma pequena vila de pescadores.
Certa manhã, quando o sol já estava alto e os coqueiros balançavam suavemente na brisa, ele foi passear na praia quase deserta.
Lá pela metade da praia ele encontrou  um pequeno barco de pesca e um velho pescador estava sentado em uma sombra desfrutando seu cigarro.
“Bom-dia, amigo. Como é que você não está lá pescando? A água parece perfeita para uma boa pesca”, disse o negociante.
“Você é um homem do mar?”, perguntou o simples pescador.
“Não”, respondeu o negociante, “Mas eu notei que todos os outros barcos estão fora, menos o seu”.
O ancião então explicou: “Não existem outros barcos aqui. Só eu pesco aqui. Eu pesco à noite. Agora, eu descanso aqui na brisa e na sombra”.
“Mas se você saísse agora não apanharia mais peixes?”.
“Provavelmente, mas para quê?”.
“Bem, eu tenho certeza que você poderia vendê-los na praia turística logo ali”, disse o negociante apontando para a vila vizinha.
“E então o quê?”, perguntou o pescador.
“Bem, então você poderia comprar um motor para o seu barco e ir mais longe para águas realmente profundas e apanhar peixes ainda maiores.”
“E daí?”, indagou novamente o humilde homem do mar.
“Bem, então você poderia comprar outro barco, empregar alguns destes jovens sem trabalho para pescar para você e ganhar ainda mais dinheiro!”
“Para que?”, disse o velho.
“Bem, com todo esse dinheiro você poderia construir a sua casa. Você poderia sentar-se, relaxar e desfrutar a vida com a mente em paz”, respondeu o negociante.
“Obrigado por seu conselho”, sorriu o pescador, “mas é isso que eu estou fazendo agora”.
O homem de negócios, humilhado, tocou suas palmas juntas e concordou balançando sua cabeça.


“Você já é a paz que você está buscando. Fique em silêncio e saiba disso.” Mooji

História retirada de trecho do livro “Antes do Eu Sou” de Mooji.
http://www.mooji.org/books_pt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário